conheça a especialidade ideal para você
Dispomos de uma infraestrutura muito moderna, aconchegante e tecnologia de ponta para oferecer o que há de melhor na odontologia.
Aparelhos Dentários - Ortodontia
MAIS QUE APENAS ESTÉTICA: QUALIDADE DE VIDA.
A ortodontia é a especialidade da odontologia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, trazendo saúde, alinhamento, conforto e bem estar para pacientes que sofrem com dentes mal posicionados.
Muitas vezes, ter dentes desalinhados pode ser apenas um problema estético, mas, geralmente, também é responsável por problemas na mordida, fala e até respiração, além de poder tornar a higienização mais difícil, criando um ambiente favorável ao surgimento de doenças como gengivites e cáries.
Além desses problemas mais comuns, ter os dentes desalinhados também pode causar um estresse adicional aos músculos de mastigação, causando dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular, também conhecida como síndrome ATM, e dores na região do pescoço, dos ombros e, em casos mais graves, causar desconforto até mesmo das costas.
Por isso, aqui na Art Smile Studio realizamos a reabilitação do paciente tanto na parte funcional quanto na parte estética, uma vez que os dentes tortos também podem afetar a autoestima do paciente, por conta da aparência menos harmônica do sorriso.
O especialista nessa área é chamado de ortodontista, onde além da graduação em odontologia, é feita uma especialização em ortodontia.
Dentro da odontologia existem três tipos de correção: preventiva, interceptativa e corretiva.
Hoje dispomos de aparelhos ortodônticos modernos, capazes de fazer com que o paciente tenha mais conforto e menos visitas ao consultório. Ultimamente, muitos adultos têm recorrido a este tipo de tratamento como forma de ajustar o alinhamento dentário e melhorar o seu sorriso. Para quem não deseja utilizar os aparelhos metálicos, a Art Smile Studio disponibiliza de aparelhos estéticos, praticamente da cor dos dentes ou os famosos alinhadores transparentes altamente estéticos e “invisíveis”, o Invisalign.
O ortodontista também pode trabalhar em conjunto com outros especialistas, como é o caso do buco-maxilo-facial, onde é preciso fazer um preparo antes da cirurgia e com a fonoaudióloga, reposicionando dentes para melhora da dicção.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE APARELHOS?
Alinhadores invisíveis com ajuda da tecnologia - Invisalign
Você sempre quis alinhar os dentes e ter um sorriso mais saudável e bonito mas não quer prejudicar a estética durante o tratamento por conta do famoso “Sorriso Metálico” ou bráquetes que machucam a bochecha?
O tratamento com Invisalign será a solução perfeita para você finalmente alcançar esse sonho.
O que é o Invisalign?
É uma alternativa cada vez mais procurada aos aparelhos ortodônticos convencionais. Diferentemente dos aparelhos metálicos ou mesmo os estéticos, que ficam colados aos dentes, o Invisalign utiliza placas transparentes feitas sob medida para cada paciente.
Essas placas são chamadas de alinhadores e são trocados a cada 7, 10 ou 15 dias conforme as orientações do dentista.
Todo o tratamento é simulado por um software em 3D e é possível visualizar detalhadamente o processo do começo ao fim.
O Invisalign trata casos complexos?
Muitos pacientes pensam que esses alinhadores tratam apenas casos simples, mas isso não é verdade. Esse conceito ficou para trás e hoje é possível tratar até os problemas mais severos com as placas transparentes.
Entre os casos que podem ser resolvidos estão:
• Dentes apinhados (encavalados)
• Dentes muito espaçados (vãos entre os dentes)
• Mordida cruzada
• Sobremordida
• Prognatismo
Apesar do leque de problemas que o aparelho pode resolver, é importante ter em mente que cada caso é único e somente um profissional qualificado está apto a avaliar o seu sorriso e garantir que esse é o aparelho indicado.
O invisalign é totalmente removível, você pode tirar o aparelho para comer, beber e escovar os dentes!
VANTAGENS:
Tratamento mais rápido que os outros aparelhos:
A tecnologia utilizada por este aparelho Invisalign torna o tratamento até 50% mais rápido que os outros aparelhos convencionais. Isto significa muito em termos de economia de tempo obtendo um resultado de forma rápida e muito segura.
Estética
O Invisalign fica invisível no sorriso e não compromete a estética, são perfeitos para pessoas que trabalham diretamente com a imagem ou se consideram velhas demais para os aparelhos convencionais.
Facilidade na Higiene Bucal
Por serem removíveis, são retirados para comer e escovar os dentes, possibilitando que o paciente realize os procedimentos sem dificuldade, permitindo o uso de escova e fio dental conforme costume.
Liberdade
Pelo fato destes alinhadores Invisalign poderem ser removidos, você tem a liberdade para retirar os aparelhos e alimentar-se tranquilamente, não precisando se preocupar com alimentos muito duros ou que fiquem grudados no aparelho.
Menos consultas ao dentista
Normalmente, o paciente é orientado pelo dentista a trocar alguns alinhadores em casa a cada 7 a 15 dias, necessitando de retorno a cada 1 ou 2 meses, de acordo com o caso, para acompanhamento e manutenção.
Aparelho fixo autoligável
O sistema de aparelho autoligável é uma evolução dos aparelhos fixos. Adaptado tanto à versão tradicional metálica quanto à estética, os bráquetes não precisam das borrachas para prender os fios ou arcos ortodônticos.
O aparelho autoligável é uma opção discreta e mais confortável. Os metálicos são produzidos com ligas metálicas diferentes das tradicionais, favorecendo a redução do tempo de tratamento e diminuindo a frequência da realização das manutenções, já que não é necessário trocar borrachas, apenas os arcos.
O autoligável estético pode ser em porcelana, policarbonato ou safira e é um aparelho estético, de custo mais acessível. Possui uma cor mais leitosa (branco), porém com uma predisposição maior a sofrerem alteração de cor (amarelamento) durante o tratamento.
A melhor parte é que esse tipo de tratamento é mais rápido, além de ter o controle na posição dos dentes, quando comparado com aparelhos metálicos convencionais que utilizam borrachas para prender o fio.
Quais razões justificam o tratamento ortodôntico?
Além do grande benefício que é a correção da má oclusão (correção da mordida, desalinhamento e mal posicionamento dentais), ao final de um tratamento ortodôntico a higienização dos dentes também fica mais fácil, permitindo que o paciente tenha uma melhor saúde bucal evitando a formação de cáries e de problemas periodontais.
Em muitos casos, quando há a perda de um dente e o paciente demora para fazer o tratamento para colocar um “dente” (prótese) no espaço, ocorre um grande desalinhamento da mordida, necessitando assim da correção da mesma com aparelho ortodôntico, antes de instalar um implante dentário e posterior colocação do dente de porcelana.
Outra grande vantagem é que quando a ortodontia é realizada, o resultado estético também é uma consequência, pois os dentes ficam alinhados e bem posicionados, tornando o sorriso mais agradável e na grande maioria das vezes com um aspecto mais jovial.
Existe limite de idade para iniciar o tratamento ortodôntico?
A primeira visita ao ortodontista deve ser feita a partir dos 4 anos de idade, onde a criança já tem todos os dentes de leite na boca. O profissional especialista irá examinar e avaliar se há algum problema com a oclusão, isto é, posição que os dentes de cima (maxila) que se encaixam com os de baixo (mandíbula). Podem ocorrer mordida aberta, mordida profunda e ou mordida cruzada, que são resultados de hábitos como chupar dedo, chupeta, respiração bucal, genética, entre outros. A correção nessa fase de vida da criança é feita através de aparelhos removíveis e ou de aparelhos ortopédicos, escolhidos pelo ortodontista que irá estudar cada caso individualmente.
Qual a idade máxima para colocar aparelho ortodôntico?
A idade não é um fator limitante para o tratamento ortodôntico, pois os dentes podem ser movimentados em todas as idades, a partir dos 4 anos. Entretanto, em pacientes adultos, além da avaliação clínica, todo um estudo de radiografias, traçados, modelos de gesso e condição periodontal são feitos, para que o tratamento seja direcionado e diferenciado.